sábado, 5 de janeiro de 2013

Linha do tempo: Scooby-Doo de A á DOO



Quando Frank Sinatra gravou "Strangers in the Night," ele jamais imaginaria que iria inspirar o nome de um desenho animado que marcaria a história da televisão mundial e teria uma longevidade incomparável. O nome de Scooby Doo foi inspirado no trecho dessa canção, quando Sinatra diz “dooby dooby doo”.
Tudo começou em 1969 com o desenho original chamado "Scooby-Doo, Where Are You!"
Um grupo de adolescentes viajam pelos EUA, juntamente com seu cão, dentro de um furgão colorido chamado carinhosamente de Máquina-Mistério. Scooby era o melhor amigo de um garoto magrelo de nome Salsicha e juntos adoravam fazer refeições nas horas mais impróprias. Também havia Freddy, Daphne e Velma, a gênio do grupo. Este formato durou por duas longas temporadas.
De 1972 até 1974, o desenho teve o título mudado para "The New Scooby-Doo Comedy Movies". Nessa nova série o grupo encontrava-se com seus ídolos da época como Mamma Cass (Mammas and the Pappas), the Globetrotters, Sonny e Cher e Don Knotts, A Família Do-re-mí, Phyllis Diller. Todos eles auxiliando o grupo a resolver mistérios.
Em 1976, o desenho foi dividido em duas partes. Na primeira parte Scooby-Doo apresentava seus desenhos e na segunda parte havia o "Dynomutt Show", chamado no Brasil de Dinamite o Bionicão.
De 1976 até 1980, Scooby recebeu 9 minutos a mais de tempopreenchidos com um episódio dos Ho-Holímpicos, mais tarde rebatizado de Scooby’s All-Stars. Era uma competição entre três equipes formadas pelos personagens clássicos de Hanna-Barbera.
Em 1978 surgiu então "Scooby and Scrappy-Doo" ou como foi chamado aqui, Scooby Doo e Scooby Loo . Está série introduzia o sobrinho de Scooby Doo nas aventuras clássicas do grupo. Nos episódio apareceriam também o primo de Scooby Doo, Scooby Dão e a amiga Scooby Dee.
Em 1982, surgiu "The Scooby and Scrappy-Doo/Puppy’s New Adventures Hour". Nessa fase haviam histórias do grupo em formato infantil. Todos eram crianças e passavam por aventuras assustadoras no mesmo estilo dos episódios anteriores. Em 1984 apareceu "The New Scooby-Doo Mysteries", uma nova série retomando o formato original do desenho.
Em " 13 Ghosts of Scooby-Doo" - Os treze fantasmas de Scooby Doo (1985-86), Scooby Doo, Scooby Loo, salsicha e Daphne ainda estão juntos, porém os outros membros do grupo não aparecem.

Em 1988, um novo desenho chamado "A Pup Named Scooby-Doo" foi produzido . A produção dos desenhos de Scooby Doo se encerrou em 1993.
Em 2002 foi lançado nos cinemas um longa-metragem com uma das histórias clássicas do grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário